Escrevo a propósito do "Caso do Telemóvel". Mais de uma semana depois de ter vindo a público a triste história da disputa professora-aluna por um telemóvel achei que seria bom dar a conhecer a minha opinião.
1. O primeiro facto que salta à vista no vídeo publicado é a clara falta de respeito que a dita aluna tem pela professora. Mas será que esse respeito é ganho através de imposições legislativas como querem agora fazer querer? Não será o respeito ganho nas relações que mantemos quer seja com os nossos superiores quer com aqueles por quem somos responsáveis? E não confundam autoritarismo com sinal de respeito...
2. Será a transferência de escola o castigo exemplar que se pedia neste caso? Escolas há muitas, exemplos há poucos... digo eu, claro!
3. Não é no mínimo esquisito que a professora envolvida não tenha relatado o caso ao Conselho Executivo da escola mas tenha decidido fazer queixa às autoridades judiciais só depois de o caso ter vindo a público? Quanto a mim não é um comportamento que ganhe o meu respeito, mas isto sou eu, claro!
4. Será assim tão verdade que a culpa desta e outras agressões é da política educativa do nosso governo? Quanto a mim a política por mais errada que seja, não incentiva de forma alguma a violência e a falta de respeito.
5. Não será este caso um sinal que os problemas estão muito mais além do poder ou falta dele que o professor hoje em dia tem? Não quero acreditar que a relação professor/aluno seja limitada a uma relação de poder...
SEJAM FELIZES!
Sem comentários:
Enviar um comentário