12 de setembro de 2009

2ª Visão

Surpreendentemente, os debates televisivos de "pré-campanha" tiveram audiências fantásticas.
Será isso sinónimo de uma maior presença dos portugueses nas mesas de voto no dia das eleições?
Será isso sinónimo de um maior interesse pela "Causa Nacional"?
Ou será isso sinónimo de uma fraca programação dos canais generalistas portugueses?
Se analisarmos bem as audiências televisivas, a verdade é que o melhor resultado andou a rondar o milhão de espectadores (ligeiramente mais acima), o que representa de grosso modo 10% da população portuguesa.
Ops, se calhar a Nação não está assim tão interessada nos ditos debates! Mal de nós que só 10% dos tugas votassem nas legislativas...
Mas a que se deve este desinteresse? Às novelas da TVI? Aos mergulhos do Salve-se Quem Puder + atributos da Diana Chaves? Ou à manifesta falta de ideias dos nossos candidatos?
Não seria mais interessante e mais útil discutirem-se as formas de evitar a "asfixia democrática" em vez de discutir se ela existe ou não?
Não seria mais profícuo discutir exclusivamente as medidas para os próximos anos do que comentar as medidas das últimas legislaturas?
Não, claro que não! Afinal, corria-se o risco de os portugueses descobrirem que as ideias são poucas ou nenhumas, corria-se o risco de os candidatos assumirem que é necessário tomar medidas impopulares mais vitais para o país, corria-se o risco de se ser verdadeiro! Ai que pecado capital ser-se totalmente verdadeiro em política...

Sem comentários: