17 de novembro de 2009

Falem para a parede

“ O prazer está nas suas mãos”

O que hoje partilho convosco é único! Eu tive dificuldades em acreditar no que estava a ler, mas garanto-vos que a notícia que vos dou é verdadeira. “ Curso que ensina jovens a masturbar-se” encabeçava a notícia em letras garrafais. Ora bem com um título destes, torna-se fundamental aprofundar o assunto. Na vizinha Espanha, um novo curso escolar, que ensina masturbação a jovens de 14 aos 17 anos, está a provocar polémica entre pais e educadores. Fazendo parte de um programa introduzido pelas Secretarias de Educação e Juventude da província da Extremadura, tem como slogan "O prazer está em suas mãos".
Ao analisar isto, surgiu-me uma dúvida existencial: ou os espanhóis realmente querem aumentar o nível de felicidade e sucesso dos seus alunos (método bem melhor que as novas oportunidades!) ou então são realmente muito pouco dotados e têm que aprender algo que deveria ser inato. No entanto, não nos precipitemos a julgar porque, o curso é muito mais do que o que parece a primeira vista. Ele pretende acabar com mitos para que os adolescentes entendam a sexualidade de forma natural. Os conteúdos vão desde, anatomia e fisiologia sexual masculina e feminina até técnicas de masturbação e uso de objectos eróticos. "O programa tem muitos mais aspectos, como hábitos saudáveis, auto-estima, afectividade, identidade de género (revelem-se os que estão no armário), doenças sexualmente transmissíveis... e esperamos derrubar muitos mitos negativos sobre a masturbação, é óbvio".
E quanto à parte prática, como serão as aulas? Desenganem-se, todos vós que pensavam ser desta que a escola passava a ser oficialmente um bordel. Pois, o material didáctico das aulas inclui mapas da anatomia humana, explicações sobre tipos de brinquedos eróticos, endereços úteis e até um baralho que coloca os jogadores em exemplos de situações de risco como uma erecção prolongada ou uma infecção genital, para que saibam como resolver os problemas (é de extrema importância os adolescentes saberem o que fazer numa situação de emergência…suporte básico de vida, talvez?). Como podem constatar, o mundo evolui de uma forma incrível. Isto de estudar D. Quixote dá muito trabalho e sempre ouvimos dizer que o ensino é muito teórico. Agora o que está em voga são as aulas práticas. E depois, temos que admitir que, é sempre útil para o futuro, ter no currículo como formação académica o curso de masturbação, pois ajuda a subir na carreira (o chefe já sabe que o trabalho vai ser bem feito e o trabalhador tem competências para ir longe)!
Resta-me esperar que a moda pegue e que a educação sexual seja finalmente uma realidade. Concluo, informando-vos que não sei onde são as inscrições nem se é possível, pessoas com mais de 17 anos se inscreverem!


by Maria

Sem comentários: