1 de dezembro de 2009

Falem para a parede


Meus caros internautas, hoje falo-vos de um tema que já é mais badalado que o Avé mas que no entanto parece passar despercebido a todos! Este fim-de-semana tive o prazer de assistir a uma peça de teatro incrível, interpretado pela Companhia Persona, “Deadline Now”. O vídeo que dá início ao espaço desta semana é apenas uma pequena parte da peça. Para alguns de vós poderá parecer uma representação exagerada da realidade, mas revejam uma e outra vez. Então se tiverem oportunidade de ver a peça completa facilmente, depois de trocar os rostos destes incríveis actores por caras vossas conhecidas, dir-me-ão que vos relembra algo!
Como podem começar a entender pelo nome, a peça é sobre o estado actual da nossa sociedade. Esta pressão existente provocada pelos prazos asfixiantes, níveis de eficácia constantemente postos à prova e até mesmo pelas hierarquias que recalcam com a mesma força que exigem. Vivemos o lema dos jogos Olímpicos todos os dias: “altius, citius, fortius”!! Cada um tem que superar os outros e superar-se a si! É uma realidade dura, mas que todos aceitam, porque é o que a sociedade preconiza como o “normal”ou como “o esperado”!
Hoje em dia é esperado que uma criança com seis anos frequente a escola, tenha aulas de música, toque um instrumento e ao mesmo tempo aprenda inglês. E claro, se for uma menina frequente um curso de ballet e se for um menino que pratique um desporto! Então e se a nossa criança perfeita também adorasse ler e já tivesse planos para frequentar a universidade, estávamos realizados. Atingia-mos a perfeição como pais pois tínhamos encontrado a combinação genética perfeita. Claro para uma criança, ter tempo para brincar ou para simplesmente não fazer nada (desculpem, como seria de esperar em tempo anteriores) é um conceito altamente sobrevalorizado.
Quanto aos adultos, espera-se que vivam para o trabalho, coloquem a realização profissional antes da realização pessoal. Interessante que por vezes confundimos o conceito de realização pessoal com realização profissional! Loucos os que acreditam ser a mesma coisa! Meus caros, realização profissional e realização pessoal são conceitos muito diferentes. Não nego uma relação entre ambos mas sejamos objectivos na sua definição. O ser humano necessita de se sentir incluído e útil na sociedade mas isso não tem que ser, necessariamente, obtido através do trabalho. Ser um bom pai, um bom marido ou até mesmo um bom amigo também conta como ser um membro da sociedade!
Está na altura do ser humano, ser capaz de olhar a volta e perceber que o trabalho é importante, sem dúvida. Certo que sem o capital ninguém vive, mas existem outras “coisas” mais importantes como o AFECTO, como poder desfrutar das coisas simples da vida!
Para quem já está afectado por este vírus do “deadline” apenas tenho a dizer procurem ajuda e tomem um bom antivírico! Cumpram o tratamento até ao fim e não se esqueçam de manter as medidas preventivas para não se voltarem a contaminar ou não contaminarem ninguém a volta (peço especial atenção porque ao que parece o vírus tem uma componente hereditária). Para aqueles que a mente ainda se mantém pura digo apenas, espalhem a receita que o planeta está a precisar!
by Maria

Sem comentários: