11 de fevereiro de 2010

2ª Visão

Como é do conhecimento geral, para o dia de hoje estava marcada a votação do Orçamento de Estado "na generalidade"...
Como "bom cidadão", e confesso, porque as "tardes de Assembleia da República" dão mais resultados do que 100 ninfas na inspiração de um "bloguer", decidi ver como paravam as coisas. Não por achar que houvesse incertezas em relação ao sentido de votação de cada um dos partidos (alguém duvida que está tudo mais que acertado há muito tempo?), não por achar bonito o momento da votação, mas sim por simples e mera curiosidade.
Mas eis senão quando, e tal como já vem sendo hábito, os deputados da Assembleia da República tiraram um coelho da cartola: em vez de o tema central e único ser a consequência e votação do Orçamento de Estado, fez-se um "intervalo" para discutir a aprovação da viagem do Senhor Presidente da República Aníbal Cavaco Silva ao estrangeiro! Meus caros, haverá algum assunto no País mais preemente do que uma viagem do "nosso Presidente" ao estrangeiro? Qual crise, qual aprovação do Orçamento, qual problemas de (falta de) democracia, qual quê! O mais importante para o Estado é a aprovação ou não da viagem!
Já imaginou o leitor, os senhores deputados, quais "Encarregados de Educação" a proibirem o "nosso Presidente" de "sair de casa" como se de um filho deles se tratasse? Ou a marcarem-lhe hora de chegada e a obrigarem-no a ligar quando chegasse ao destino? É claro que o Orçamento de Estado, comparado com uma situação destas é uma coisa sem importância! É claro que a discussão sobre temas fracturantes como a liberdade de imprensa, a ingerência do poder político em áreas que não as suas, que as possíveis propostas de uma toda oposição para o desenvolvimento do país sem "brincadeiras de miúdos" quando comparadas com a discussão sobre a viagem do Senhor Presidente da República! Ou será que dá jeito este vazio de discussão dá jeito a toda uma classe política que vive do status e do lugarzinho garantido em substituição do mérito e da actividade intelectual pró-activa que lhes é exigida (ou pelo menos esperada) pelo Zé Povinho?

Sem comentários: