5 de março de 2010

2ª Visão

Falta de respeito...
Se tivesse que adjectivar ou caracterizar esta semana que passou, usaria a expressão "falta de respeito"...
Falta de respeito porque tivemos que assistir a canções degradantes (não todas felizmente) nas semi-finais do Festival da Canção. Parecia uma benção cada vez que aparecia uma moçoila ou moçoilo que tivesse a mínima afinação!
Durante a semana tive a oportunidade de ler que em França, a edição de este ano foi polémico devido a um intérprete que resolveu insultar o público durante a sua actuação... Mas pergunto eu: será menos insultuoso, o que se passou neste nosso país? Será menos insultuoso ir desafinar, mas sempre de sorriso aberto, para um programa que deveria só receber "a nata" dos intérpretes portugueses? Não será um eufemismo daquilo que se passou em França, (e perdoem-me os mais sensíveis) mandando-nos disfarçadamente à merda?!
Outra falta de respeito foi a exibição (se é que se pode chamar assim) da Selecção Portuguesa de Futebol no jogo particular desta semana. Com preços astronómicos, tendo em conta o jogo que era, suas excelências "Monalisas futebolísticas" resolveram passear em pleno relvado de Coimbra. De quem é a culpa? De todos nós, que continuamos sistematicamente a sobrevalorizar o futebol e a desprezar outros desportos onde palavras como "raça", "garra", "respeito" são sempre levadas à seria e onde a simples "honra" de representar Portugal serve de "motivação maior" para todo e qualquer desafio...
Por fim, e talvez a mais gritante falta de respeito da semana é a questão do bulling. Infelizmente, foi preciso um menino desaparecer tragicamente nas águas do Tua para que o assunto deixasse de uma vez por todas de ser tabu e fosse tratado de forma séria na "Praça Pública". De forma séria? Se calhar não, pois quando um representante de uma Comissão de Pais vem dizer que tudo pode não ter passado de "uma simples brincadeira", só pode estar a gozar com a nossa cara. Quando se tenta defender o indefensável só podem estar a chamar-nos de burros, só podem estar a faltar-nos ao respeito! Mais do que crucificar isoladamente as crianças envolvidas neste caso, é preciso identificar as dezenas/centenas de casos que certamente existirão por todo o país. é preciso planear um combate duro mas sensato a este fenómeno mundial, é preciso deixar de esconder o que se passa de mal nas escolas e enfrentar esses problemas de cabeça erguida, na procura de uma melhor escola, na procura de melhores "amanhãs". Só assim as faltas de respeito de hoje não acontecerão amanhã. Só assim os problemas de hoje serão as soluções de amanhã. Não ostracizando mas reintegrando. Não apontado dedos, mas acolhendo. Não discriminando negativamente, mas destacando positivamente os bons exemplos.
Só assim uma semana não será mais caracterizada por "faltas de respeito"...

Sem comentários: