29 de março de 2010

2ª Visão

"O homem é o lobo do homem" (Thomas Hobbes)


Nos últimos tempos, a sociedade portuguesa tem sido tentada a cair num erro frequente: confundir instituições com ovelhas runhosas dessas mesmas instituições.
Para os "velhos do Restelo", para os escribas mais extremistas ou para simples malidicentes, é muito mais fácil, hoje em dia, pôr em causa uma instituição do que isolar as ovelhas negras que teimam em existir.
Será que é justo enfiar toda a estrutura da PT no "mesmo saco" daqueles que alegadamente estão envolvidos no Face Oculta? Não será por demais injusto esquecer os méritos de uma estrutura onde Henrique Granadeiro ainda há uns anos teve um papel fundamental na manutenção de postos de trabalho, aquando da alienação da TV Cabo?
Será justo confundir uma instituição secular como o Sporting com a irresponsabilidade/patetices de um seu dirigente quando este apela a ambientes hostis? Os dirigentes passam (felizmente), a instituição fica...
Será justo por em causa uma religião (seja ela qual for) porque fazem parte dela fanáticos ou homens cobardes? Não será de um "facilitismo" tremendo julgar as instituições religiosas pelos comportamentos indecorosos de alguns dos seus praticantes, em vez de se saber separar o "trigo do joio"?
Não será uma utopia procurar um grupo, uma causa, uma instituição onde apenas existam pessoas "do bem"? Não será utópico idealizar instituições sem as ditas ovelhas runhosas, sem as "tristes almas"?
Mais do que o "bota abaixismo" português, é necessário saber "salvar" essas instituições dos patetas que passam por elas. É necessário salvaguardar os valores que nelas verdadeiramente existem e não as deixar subverter aos irresponsáveis que passam por elas. Acima de tudo é necessário respeitá-las por aquilo que foram e por aquilo que esperamos que venham a ser.


p.s.: a "2ª visão" desta semana chegou mais tarde devido a problemas de conectividade. Pelos mesmos, as nossas desculpas

2 comentários:

Anónimo disse...

Blábláblá... Blábláblá...
Resta saber agora quem serão as ditas "ovelhas runhosas"... se as que voçê considera ou... voçê proprio...
AHAHAHAHAHAHAHAHA

O inominavel disse...

Parabens! Esse é o espirito, em todo o lado vais encontrar graos numa engrenagem. Instituição, empresa, sociedade. Convem nao julgar o todo por um só exemplo! :)