16 de março de 2010

Na margem da Europa

Na próxima sexta-feira, vou dar uma palestra sobre Cérebro e o seu funcionamento, numa escola de Águeda, um projecto da Semana Internacional do Cérebro.
Primeiro problema: arranjar uma apresentação suficientemente interessante para prender alunos de 9º ano durante pelo menos uma hora.
Segundo problema: tentar dialogar com garotos/adolescentes de uma maneira não cansativa de forma, a que, no final lhes fique qualquer coisa nas suas cabecitas.
Terceiro problema: chegar a Águeda sem nos perdermos pelo caminho.
Quarto problema: manter a ordem na sala de aula, visto serem ainda bastantes alunos.
Soluções:
Primeiro problema: diversificar a apresentação e aplicar algumas técnicas de divulgação e comunicação em Biociências. Ou seja, slides engraçados, animações pelo meio e piadas divertidas sobre o Cérebro.
Segundo problema: transmitir a mensagem, que muitas vezes é difícil nesta idade, é que há muitas coisas que fazem realmente mal ao cérebro e as quais não deveríamos experimentar, ou abdicar. Portanto o melhor será pensarmos como eles e voltar a estar no 9º ano, na última secretária, no final da manhã quando só nos apetece é ir lá para fora jogar um bocado e apanhar sol, em vez de ouvir três chatos!
Terceiro problema: levar um guia que conheça o caminho.
Quarto problema: levar saltos altos para não pensarem que somos todos anões e impor algum respeito. Ter sempre uma professora pronta a dar aqueles fantásticos berros, no caso de ser preciso, em último caso, estar perto de uma porta para fugir.
Resumindo o objectivo é saírem da escola nessa manhã com a sensação de que aprenderam mais coisas, úteis para a sua vida. E que as possam reproduzir de uma maneira, digamos que fidedigna!
Para se rirem um pouco fica este vídeo, que eu incluo na temática de ensinar os mais novos, tentando chegar a eles e ajudá-los a construir um puzzle decente no “Cérebro”.
http://www.youtube.com/watch?v=F0gjeCULqIM&NR=1&feature=fvwp
Para quem vir o vídeo não se preocupe: não há casos registados de alergias por ervas daninhas mutantes!
Tenham uma boa segunda-feira,
Sofia

Sem comentários: