7 de setembro de 2009

Liberdade de expressão

Na última Quinta-feira rebentou em Portugal uma bomba: "censuraram um programa da TVI".
A verdade é que se pensarmos um bocadinho esta foi uma bomba de longo rastilho...
No último governo PSD, para quem não se lembra, foi a rapidinha do Santana Lopes, houve uma alegada tentativa de calar (ou como se diz em política, moderar) os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa... Em que canal? TVI...
No último Domingo, a edição do 24 horas, noticiava que na altura em que rebentou outra bomba, o Processo Casa Pia, o CDS tinha palavra no alinhamento do telejornal de uma Tv. E que Tv era essa? A TVI! (que originalidade).
Entretanto, uns anitos passaram, e a propósito do caso Freeport, lá vieram alegadas novas pressões, desta vez por parte do Partido Socialista a um canal que nunca tinha tido nenhuma ingerência: a TVI!
Em vez de um caso gritante de censura, não será este um caso de uma estação permeável aos desejos do poder?
Não será antes o caso de uma estação que de independente só tem mesmo o nome?

P.S.: Um claro sinal de liberdade de expressão e independência, o Tudo com Todos vai iniciar uma nova etapa. A partir de amanhã teremos a cada dia da semana um "colunista" que irá ser responsável por uma crónica semanalmente. De referir que cada um será livre e responsável por todo o conteúdo da sua crónica e que jamais iremos interferir nesse mesmo conteúdo.

Sem comentários: