5 de outubro de 2009

Na margem da Europa

Como uma rapariga interessada por ciência, decidi ir à Noite dos Investigadores, uma actividade que decorreu na sexta-feira dia 26 de Setembro, na Fábrica da Ciência Viva em Aveiro.
Foi uma longa conversa sobre ciência, divulgação da ciência, estado da ciência actual e como é a vida de um investigador.
A determinada altura uma pessoa que assistia a todo este debate decidiu intervir dizendo que os investigadores “passeavam-se pelas Universidades”, “gastavam o dinheiro dos Portugueses”, não sabiam divulgar os trabalhos que faziam, não mostravam “ciência a sério” nos meios de comunicação e muitos não faziam nada de “interessante e útil para a sociedade”.
A resposta não tardou, em forma de humor…
As notícias acerca do Cristiano Ronaldo são mais interessantes, queremos sempre saber quantos golos este marcou, ou com quem esteve nas últimas festas. A ciência não tem espaço para intervir em tempos de antena tão importantes como este. Mas e se o Cristiano Ronaldo apanhar a Gripe A? Quem se irá lembrar das pessoas que estiveram por detrás da descoberta de uma vacina, o que importará a forma como esta funciona?
Aos portugueses continuarão a soar muito mais importantes as notícias do Cristiano Ronaldo ou de qualquer outro jogador de futebol, pessoa da alta sociedade, do que propriamente notícias sobre ciência em horário nobre. E a verdade é que nunca a ciência se divulgou tanto nos meios de comunicação. Mas estaremos realmente interessados em saber mais?

Tenham uma boa segunda-feira,
Sofia

1 comentário:

Unknown disse...

claro que quero! ou não tivesse uma formação semelhante à tua :)

muito bom post sofia ;)

***