3 de novembro de 2009

Falem para a parede

Será que não aprendemos nada com os doces?


Ora meus caros, hoje falo-vos sobre nada mais nada menos que a “lição do marshmallow”. Este é o título de um artigo, que encontrei numa revista, sobre um estudo científico. Um pouco bizarro, não é? Surpresa das surpresas, este artigo revela dados dignos de registo acerca da evolução humana, usando marshmallows como degraus na escada da evolução.
Tudo começou quando, há mais de três décadas, um professor austríaco de psicologia de nome Walter Mischel, resolveu usar um grupo de crianças de quatro anos como ratinhos de laboratório. O teste era simples. Cada criança teria que ficar só, numa sala, com uma guloseima (marshmallow) à sua frente. Então teria que decidir em resistir ou não, durante alguns minutos, à tentação de comer o “fruto proibido”. No caso de prova superada, esperaria que a pessoa que lhes dera o primeiro doce regressasse. O prémio? Em vez de um marshmallow ganharia dois ou então, se não resistisse a tentação, tocava um sino e o adulto regressava e a criança comeria a guloseima, mas apenas uma. Façam as vossas apostas. Meus caros pasmem-se, pois 30% dos pupilos conseguiram abrir as portas do céu e resistir a tentação do prazer instantâneo. Os truques foram vários, desde tapar os olhos, cantar, brincar, em suma, distraíram-se. Alguns anos passaram e Mischel observou o seguinte:” aqueles que esperaram comparados com os outros, eram mais populares entre os seus pares, tinham menos dificuldade em adiar a gratificação e obtinham notas muito mais elevadas” ( resultados citados do estudo “inteligência emocional” de Daniel Goleman) .
Prego então aos pais ou adultos que desempenhem um papel preponderante na educação de uma criança que, após ler este artigo, façam esta experiência. Caso a criança não resista, está na altura de você aprender a dizer NÃO aos mais pequenos. Pois segundo Mischel este é um teste aos pais, para saber se aplicam limites à pequenada e ainda ajuda-los a perceber se o filho esta adquirir competências vitais para o sucesso. Tais como, o autocontrolo, paciência e capacidade de dizer (agora) não. Se a criança resistiu então parabéns passou de teste de “Saber educar uma criança.”
Não resisto a um último desafio. Meus caros, coloquem o vosso “marshmallow” a frente e testem-se. Fazem parte dos 30%?


by Maria

1 comentário:

Anónimo disse...

já começavas a aplicar o conceito do estudo!A ouvir o não dos pais!Mas já agora PARABÉNS pelo texto, sem duvida um tema actualissimo e urgente!