28 de fevereiro de 2011


No Brasil o Carnaval já começou há muito. Aliás, nem se pode dizer que chegou a terminar, porque mal se limpam as ruas e se acabam os festejos, já se está a pensar no Carnaval do próximo ano. Para além das fantasias e carros alegóricos, há sempre um enorme investimento no corpo escultural que é imperativo nos desfiles. Muita festa, animação, bebida e um esquecimento total da realidade é um pouco do que acontece no Brasil por esta altura do ano.


Por cá, algo parecido acontece…Talvez não preparemos o Carnaval com tanta antecedência, ou cheguemos ao nível de fanatismo dos Brasileiros, mas já importámos muito do que lá fora se faz. Quer faça sol, vento ou chuva, as fantasias são levadas até ao minimalismo, porque o que convém é imitar os Brasileiros e espalhar calor e animação, já que de facto, nós cá não temos muito disso…

Mas não só de importações vivemos. Há Carnavais tradicionais de Portugal, figuras características que muitas vezes valem a pena ser recordadas. Para quem não conhece, apresento os Carretos que no concelho de Macedo de Cavaleiros, por esta altura do ano se passeiam pelas ruas.



Com trajes coloridos, de lã ou linho, máscaras de lata e vários chocalhos à cintura assinalam o fim do Inverno, para dar lugar ao início dos dias quentes e solarengos. Uma outra maneira de diversão, com menos samba, mas igualmente alegre e contagiante para nos alienarmos um pouco da situação atual e nos divertirmos. Porque afinal de contas a vida são dois dias e o Carnaval são três…



Tenham uma boa segunda-feira,

Sofia

Sem comentários: