Os novos talentos da música Portuguesa recriam cada vez mais músicas antigas, sonoridades que já ouvimos noutros tempos, com um toque um pouco mais pop, um tanto ao quanto mais moderno e com mais vida.
É assim que grupos como Deolinda, Virgem Suta, Anaquim, Diabo na Cruz e até os famosos e revolucionários Homens da Luta têm tido sucesso nestes últimos tempos. Retratam o nosso país e os portugueses como caricaturas. Cantam quase para espantar os “males” segundo o ditado de “quem canta seus males espanta”. Recordam-nos o passado e trazem-nos para um futuro, onde cantar em português está na moda. Um futuro onde a música portuguesa pode ser ouvida em qualquer país e é tratada como objeto de grande qualidade. Basta recordarmo-nos do sucesso que o fado atingiu em países estrangeiros, levado pela voz de Mariza ou de Ana Moura, entre muitos outros fadistas. Agora também outro tipo de música é exportado e cada vez com mais sucesso e apoiantes. Muitos são os grupos que se aventuram além fronteiras procurando mostrar que o que aqui se faz também é muito bom, e aqui, temos o exemplo dos Orquestrada e das suas muitas jornadas feitas para a divulgação das suas músicas.
Estas são as novas músicas que vão passando na rádio e que nos têm acompanhado quase todos os dias. Segundo alguns, são recriações típicas de tempos de crise. Músicas que retratam épocas e que pretendem alegrar e dar voz ao que se pensa. E porque não? Porque não dar um pouco mais de voz aos pensamentos? Porque não dar uma oportunidade à música que aqui dentro se faz? Porque não começar a dar valor aos novos talentos? *
Tenham uma boa segunda-feira,
Sofia
*(Texto escrito segundo o novo acordo ortográfico)
1 comentário:
Os Deolinda são o melhor desta fornada! A genialidade está lá!
Enviar um comentário