31 de janeiro de 2011



Os novos talentos da música Portuguesa recriam cada vez mais músicas antigas, sonoridades que já ouvimos noutros tempos, com um toque um pouco mais pop, um tanto ao quanto mais moderno e com mais vida.
É assim que grupos como Deolinda, Virgem Suta, Anaquim, Diabo na Cruz e até os famosos e revolucionários Homens da Luta têm tido sucesso nestes últimos tempos. Retratam o nosso país e os portugueses como caricaturas. Cantam quase para espantar os “males” segundo o ditado de “quem canta seus males espanta”. Recordam-nos o passado e trazem-nos para um futuro, onde cantar em português está na moda. Um futuro onde a música portuguesa pode ser ouvida em qualquer país e é tratada como objeto de grande qualidade. Basta recordarmo-nos do sucesso que o fado atingiu em países estrangeiros, levado pela voz de Mariza ou de Ana Moura, entre muitos outros fadistas. Agora também outro tipo de música é exportado e cada vez com mais sucesso e apoiantes. Muitos são os grupos que se aventuram além fronteiras procurando mostrar que o que aqui se faz também é muito bom, e aqui, temos o exemplo dos Orquestrada e das suas muitas jornadas feitas para a divulgação das suas músicas.
Estas são as novas músicas que vão passando na rádio e que nos têm acompanhado quase todos os dias. Segundo alguns, são recriações típicas de tempos de crise. Músicas que retratam épocas e que pretendem alegrar e dar voz ao que se pensa. E porque não? Porque não dar um pouco mais de voz aos pensamentos? Porque não dar uma oportunidade à música que aqui dentro se faz? Porque não começar a dar valor aos novos talentos? *

Tenham uma boa segunda-feira,
Sofia
*(Texto escrito segundo o novo acordo ortográfico) 

1 comentário:

Azaredo disse...

Os Deolinda são o melhor desta fornada! A genialidade está lá!